Preocupante

Papa Francisco é internado com infecção respiratória

Ele foi hospitalizado em Roma nesta quarta-feira

Papa passa por outros problemas de saúde
Papa passa por outros problemas de saúde |  Foto: Divulgação/Vatican News

Na tarde desta quarta-feira, 29, o papa Francisco, de 86 anos, foi hospitalizado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, devido a uma infecção respiratória que exigirá alguns dias de tratamento médico apropriado.

”Nos últimos dias, o papa Francisco vinha sofrendo de algumas dificuldades respiratórias, e nesta tarde ele foi ao Policlínico A. Gemelli para se submeter a alguns exames”, disse o Vaticano em nota, informando ainda que o pontífice não está com covid-19 e estão canceladas todas as suas audiências de quinta e sexta-feira.

“Os testes mostraram que ele tinha uma infecção pulmonar que exigirá vários dias de terapia médica”, acrescentou o Vaticano na nota. 

Embora o tempo de permanência no hospital não tenha sido divulgado, há dúvidas sobre a participação do papa nos serviços da Semana Santa a partir do próximo domingo. 

Após sua audiência geral habitual nesta quarta-feira (29), Francisco aparentava estar relativamente bem de saúde, apesar de algumas caretas ao entrar e sair do papamóvel.

DORES NO PEITO

Uma tomografia descartou problemas cardíacos e exames para avaliar possíveis dificuldades respiratórias não causaram preocupação, segundo a agência de notícias italiana Ansa.

Além disso, foi informado que a saturação de oxigênio no sangue está em padrões normais, segundo informou a Ansa ao citar fontes médicas. 

De acordo com o jornal "Corriere della Sera", o papa passou a sentir dores no peito e problemas respiratórios logo após a audiência geral e ao chegar em casa, foi aconselhado a realizar exames.

MAIS PROBLEMAS DE SAÚDE 

Francisco tem enfrentado problemas de saúde nos joelhos e nervos ciáticos, além de ter passado por uma cirurgia no intestino em 2021.

Desde então, ele tem usado uma cadeira de rodas e uma enfermeira o acompanha permanentemente. Em dezembro do ano passado, o papa revelou que assinou uma carta de renúncia para o caso de sua saúde o impedir de desempenhar funções, mas esclareceu no mês passado que a renúncia de um papa não deve se tornar uma moda passageira. Recentemente, em 13 de março, Francisco completou dez anos de pontificado.

< Taça da Copa do Mundo Feminino é exibida no Corcovado Big Boss anuncia novas mudanças no game; confira <